RSS

Governo de Israel anuncia revitalização do Rio Jordão, local em que Jesus foi batizado por João Batista

05 ago

O governo de Israel anunciou recentemente um projeto de revitalização do leito do Rio Jordão. Importante nos relatos bíblicos, principalmente por ser o local onde Jesus foi batizado, o rio tem hoje apenas 5% do fluxo de água que tinha na época relatada nas Escrituras.

Desde sua fundação em 1948, o Estado de Israel lutava contra a falta de água, tendo no rio uma fonte importante para sua sobrevivência. Agora, o governo informou pela Companhia de água e energia que hoje tem água em excesso, e pode dar ao luxo de parar de “sangrar” o Jordão.

O diretor da Autoridade de drenagem de South Jordan, Ramon Ben Ari, afirma que o objetivo á fazer com que o rio onde Jesus foi batizado por João Batista, que tem parte do seu canal poluída ou assoreada, volte à sua antiga glória, relatada nas Sagradas Escrituras.

Explicando sobre a situação atual do rio, Ben Ari, explica que em algumas áreas “pode-se facilmente caminhar até o outro lado” porque quase toda a água que alimenta o rio é desviada pela Síria, Jordânia e Israel, antes de ir para o sul.

A situação atual pode ser mudada porque agora os israelenses reutilizam 75% das águas pelo tratamento, reaproveitando e diminuindo o desperdício e, no próximo ano, 85% da água potável utilizara no país virá de usinas de dessalinização. Com isso há mais água potável disponível, possibilitando revitalizar novamente os locais dos rios que estão com centenas de metros do seu leito com falta de água.

O ministro da Água e Energia, Uzi Landau, explicou que uma média de 150 milhões de metros cúbicos de água serão transferidos anualmente para o rio do Mar da Galileia.

– Em dez anos, eliminar a nossa dívida com a natureza – afirma.

Além dos benefícios ambientais, a revitalização servirá também para fortalecer o turismo na região, visto que o Jordão é um local procurado por cristãos de todo o mundo, que querem ser batizados no mesmo rio que Jesus.

Além da transferência de recursos hídricos do Mar da Galileia, o governo planeja gastar dezenas de milhões de dólares para limpar o Vale do Jordão e dar um impulso ao turismo com a instalação de acampamentos e pousadas ao longo de suas margens, e está construindo também uma planta de tratamento de resíduos no extremo sul do Mar da Galileia.

– Estes peregrinos organizar a sua viagem à Terra Santa para visitarem as águas do rio Jordão. Quando o rio Jordão for revitalizado, ele irá influenciar diretamente nas agendas de turismo e será incluído definitivamente no itinerário dos turistas – disse o ministro do Turismo, Stas Misezhnikov.

De acordo com o Noticias Cristianas, o esforço inclui também a recuperação de algumas áreas da margem sul do rio, que corre ao longo da fronteira entre a Jordânia e Israel, onde ainda existem minas terrestres remanescentes das duas guerras travadas entre os dois países.

Redação Gospel+

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 05/08/2012 em Informação

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: